Você sabia que os problemas de saúde dental são muito comuns em cães e gatos? Segundo a Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (ABOV), cerca de 80% dos cães e 70% dos gatos apresentam algum tipo de doença periodontal, que afeta as gengivas, os dentes e os ossos que os sustentam. Essas doenças podem causar dor, inflamação, sangramento, mau hálito, perda de dentes e até mesmo infecções sistêmicas que podem comprometer a saúde geral dos animais.

Por isso, é muito importante cuidar da saúde bucal dos seus pets, assim como você cuida da sua. Neste artigo, vamos te dar 7 dicas de como prevenir e tratar os problemas de saúde dental em cães e gatos. Acompanhe!

A Importância da Escovação

A escovação é a principal forma de prevenir o acúmulo de placa bacteriana e tártaro nos dentes dos animais, que são os principais responsáveis pelas doenças periodontais. A escovação deve ser feita diariamente, ou pelo menos três vezes por semana, com uma escova e uma pasta de dentes específicas para cães e gatos. Você pode encontrar esses produtos em pet shops ou lojas online.

Para escovar os dentes do seu pet, você deve colocar uma pequena quantidade de pasta na escova e fazer movimentos suaves e circulares na superfície dos dentes, principalmente na região próxima à gengiva. Você deve escovar tanto os dentes superiores quanto os inferiores, e também os dentes da frente e os de trás. Não se preocupe se o seu pet não deixar você escovar todos os dentes de uma vez, o importante é que você faça isso com frequência e paciência, até que ele se acostume com o hábito.

A Escolha da Ração

A alimentação também influencia na saúde dental dos animais. A ração seca é mais indicada do que a ração úmida, pois ajuda a remover a placa bacteriana dos dentes e a evitar o mau hálito. Além disso, existem rações específicas para a saúde bucal dos pets, que possuem uma textura e um formato que estimulam a mastigação e a limpeza dos dentes. Você pode consultar o seu veterinário para saber qual é a melhor opção para o seu pet.

Os Benefícios dos Brinquedos e Petiscos

Outra forma de prevenir e tratar os problemas de saúde dental em cães e gatos é oferecer brinquedos e petiscos que promovam a higiene bucal dos animais. Existem diversos tipos de brinquedos e petiscos que possuem uma superfície áspera ou rugosa, que ajuda a raspar a placa bacteriana e o tártaro dos dentes. Alguns exemplos são os ossos, as cordas, as bolas, as cenouras e os palitos. Esses produtos também ajudam a massagear as gengivas e a aliviar o estresse dos animais.

No entanto, é preciso ter cuidado com a qualidade e a quantidade desses produtos, pois eles podem causar engasgos, asfixia, obstrução intestinal ou alergias nos animais. Por isso, é recomendado que você escolha brinquedos e petiscos adequados ao tamanho, à idade e à raça do seu pet, e que você supervisione o uso deles. Além disso, você deve limitar a quantidade de petiscos que oferece ao seu pet, para não prejudicar a sua dieta e o seu peso.

A Necessidade da Limpeza Profissional

Mesmo que você siga todas as dicas anteriores, é possível que o seu pet ainda desenvolva problemas de saúde dental, como gengivite, periodontite, cárie ou abscesso. Nesses casos, é necessário que você leve o seu pet ao veterinário para fazer uma limpeza profissional dos dentes, que é chamada de profilaxia ou tartarectomia. Esse procedimento consiste na remoção da placa bacteriana e do tártaro dos dentes, com o uso de instrumentos específicos e anestesia geral.

A limpeza profissional é a única forma de eliminar completamente o tártaro dos dentes, que é uma substância dura e amarelada que se forma a partir da mineralização da placa bacteriana. O tártaro é muito prejudicial para a saúde bucal dos animais, pois provoca inflamação, sangramento, retração e infecção das gengivas, além de facilitar a proliferação de bactérias que podem causar doenças em outros órgãos, como o coração, o fígado e os rins.

A frequência da limpeza profissional depende de vários fatores, como a raça, a idade, a alimentação e a genética do animal. Em geral, recomenda-se que ela seja feita pelo menos uma vez por ano, mas o seu veterinário pode avaliar a necessidade de acordo com o caso do seu pet.

 Os Sinais de Alerta

Para prevenir e tratar os problemas de saúde dental em cães e gatos, é importante que você observe o comportamento e a aparência do seu pet, e que você fique atento aos sinais de alerta que podem indicar que ele está sofrendo com alguma doença bucal. Alguns desses sinais são:

– Mau hálito persistente ou muito forte;
– Dificuldade ou recusa para comer ou beber;
– Salivação excessiva ou com sangue;
– Alteração na cor, no formato ou na posição dos dentes;
– Presença de placa bacteriana ou tártaro nos dentes;
– Inchaço, vermelhidão, sangramento ou feridas na boca ou na face;
– Coceira ou esfregação da boca ou da face;
– Perda de peso ou de apetite;
– Mudança de humor ou de personalidade.

Se você notar algum desses sinais no seu pet, não hesite em levá-lo ao veterinário o quanto antes, para que ele possa fazer um diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado.

A Prevenção é o Melhor Remédio

Como você pode ver, os problemas de saúde dental em cães e gatos são muito sérios e podem afetar não só a boca, mas também todo o organismo dos animais. Por isso, a prevenção é o melhor remédio, e você pode fazer muito pelo seu pet seguindo as dicas que nós te demos neste artigo.

Lembre-se de que a saúde bucal dos animais é tão importante quanto a sua, e que eles dependem de você para cuidar dela. Portanto, não deixe de escovar os dentes do seu pet regularmente, de oferecer uma alimentação adequada, de proporcionar brinquedos e petiscos que favoreçam a higiene bucal, de fazer a limpeza profissional dos dentes quando necessário, e de observar os sinais de alerta que podem indicar algum problema.

Assim, você estará garantindo não só a saúde, mas também o bem-estar e a felicidade do seu pet. Afinal, quem não quer ver o seu amiguinho de quatro patas com um sorriso bonito e saudável?

Esperamos que você tenha gostado deste artigo, e que ele tenha sido útil para você. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Nós adoraríamos saber o que você pensa sobre esse assunto. Obrigado pela sua atenção, e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *